sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Jardim da Limonada

Há alguns dias falamos sobre as caçambas e sobre o entulho que é despejado nas vias públicas por pessoas sem qualquer consideração pelos vizinhos ou pela própria cidade. Conscientizar e modificar o comportamento das pessoas é algo que nem sempre está ao nosso alcance, mas transformar a feia paisagem que elas nos deixam em algo bonito e agradável é sim, possível.
Foi assim que nasceu o Jardim da Limonada, que hoje fica em frente ao atelier Art et Office. Tudo começou há pouco mais de um ano quando, ao chegar de viagem, encontramos o cenário da foto acima diante de nossa porta.


Sacos e sacos de entulho de construção haviam sido largados ali por uma indelicada vizinha. O que fazer diante disso? Colocar para o lixeiro levar não era possível, já que os sacos eram muito pesados. Jogar na área de construção que há frente não seria nada civilizado. Chamar a prefeitura para recolher demoraria muito tempo. Conversar com a vizinha, seria o mesmo que falar com uma porta. Tínhamos um limão bem azedo nas mãos e decidimos então....fazer limonada!
Os sacos foram acomodados em um canto perto das escadarias que há no local e serviram como base de drenagem para um belo jardim. Por cima, jogamos alguns sacos de terra, muitas folhas recolhidas nas imediações. Por fim, vieram as novas "moradoras" do jardim: plantas e mudas salvas do lixo (sim! nas caçambas as pessoas jogam até mesmo plantas vivas!), além de sementes. Em volta, foram colocados vasos e jardineiras já com plantas, que completaram o cenário. Hoje, aquele monte de entulho está transformado nisso: um "condomínio" para marias-sem-vergonha, jasmins, rosas, além de um tomateiro e um pé de abóbora japonesa entre outras plantinhas, diariamente visitadas pelo mesmo beija-flor.

Um comentário:

maitê disse...

eu acho que, mais que plantas, essa área poderia bem acomodar umas mesinhas e cadeiras, pros amigos do ateliê se espreguiçarem durante as tardes de verão...